Nicole was always insecure about herself. She didn’t like how she looked. She thought she was too tall and skinny. People would always ask her how tall she is. She tried to gain weight, but she never could.
Most people would love to be in Nicole’s situation, though. Nicole didn’t like how she was so shy. She wished she could easily talk to people and make new friends. Nicole didn’t like her voice. She thought it was too low.
Nicole’s confidence was so low that her friends started to get annoyed with her. They kept telling her that she was fine, but Nicole would deny it.
Nicole’s mom encouraged her to join a sports team at school. Nicole did not want to, because she didn’t want to get rejected. After days of convincing, Nicole finally gave in to her mother’s request.
Nicole decided to try out for the basketball team. She played when she was younger, but has not played in five years. It helped that Nicole was tall.
When Nicole went to try-outs, she looked at all the people she was competing against. She started to compare herself to the other girls. They were all shorter than her, but they were more confident. Nicole tried to put them out of her mind. The coach asked the girls to shoot free throws, run a short distance, and then finally, asked them to play a game.
Nicole was doing well, and she was surprised. She didn’t realize that she still had basketball skills. Nicole made the team and felt more confident about herself. She knew she was good at something.
Tradução
008. A Confiança é a Chave
Nicole sempre foi insegura sobre si mesma. Ela não gostava de como se via. Ela achava que era alta e magra demais. As pessoas sempre perguntavam quanto ela media. Ela tentou ganhar peso, mas nunca conseguiu.
A maioria das pessoas adoraria estar na situação de Nicole, mas ela não gostava de ser tão tímida. Ela desejava poder falar facilmente com as pessoas e fazer novos amigos. Nicole não gostava da sua voz. Ela achava que era muito baixa.
A confiança de Nicole era tão baixa que seus amigos começaram a ficar irritados com ela. Eles ficavam dizendo que ela estava bem, mas Nicole sempre negava. A mãe de Nicole a incentivou a entrar para um time de esportes na escola. Nicole não queria, porque não queria ser rejeitada. Depois de vários dias de insistência, Nicole finalmente cedeu ao pedido da mãe.
Nicole decidiu tentar entrar para o time de basquete. Ela jogava quando era mais nova, mas não jogava há cinco anos. O fato de Nicole ser alta ajudou.
Quando Nicole foi para as seletivas, ela olhou para todas as pessoas com quem estava competindo. Ela começou a se comparar com as outras meninas. Elas eram todas mais baixas do que ela, mas mais confiantes. Nicole tentou ignorá-las. O treinador pediu para as meninas acertarem os arremessos, correrem uma curta distância e, por fim, pediu para elas jogarem uma partida.
Nicole estava indo bem, e ela ficou surpresa. Não percebeu que ainda tinha habilidades no basquete. Nicole entrou para o time e se sentiu mais confiante consigo mesma. Ela sabia que era boa em alguma coisa.
Vocabulário
Pronomes
she (ela)
her (dela)
they (eles)
it (isso)
Verbos
was (era)
didn’t like (não gostava)
thought (pensava)
would ask (perguntavam)
tried (tentou)
could (conseguia)
would love (gostariam)
was (era)
wished (desejava)
could (poderia)
was (era)
kept telling (ficavam dizendo)
would deny (negar)
encouraged (incentivou)
did not want (não queria)
gave in (cedeu)
decided (decidiu)
played (jogava)
has not played (não jogou)
helped (ajudou)
went (foi)
looked at (olhou para)
was competing (estava competindo)
started (começou)
compared (comparou)
were (eram)
tried (tentou)
asked (perguntou)
was doing (estava indo)
was surprised (ficou surpresa)
didn’t realize (não percebeu)
made (entrou)
felt (sentiu)
knew (sabia)
Preposições
about (sobre)
with (com)
in (em)
to (para)
for (para)
at (em)
Adjetivos
confidence (confiança)
voice (voz)
friends (amigos)
request (pedido)
team (time)
skills (habilidades)
Substantivos:
always (sempre)
really (realmente)
easily (facilmente)
still (ainda)
finally (finalmente)
well (bem)
more (mais)
Advérbios
always (sempre)
immediately (imediatamente)
even (até)
however (no entanto)
Phrasal Verbs
Give in – ceder
“Nicole finally gave in to her mother’s request.”
Put out of mind – ignorar
“Nicole tried to put them out of her mind.”
Make the team – entrar para o time
“Nicole made the team and felt more confident about herself.”
Expressões e collocations
Look up to – admirar
Raise confidence – aumentar a confiança
Get good at something – ser bom em algo
Try out for something – tentar algo (como uma vaga em um time)
Gramática em foco
O que o aluno vai aprender:
Vocabulário relacionado a insegurança, confiança e superação de dificuldades
Uso do passado simples e do presente simples para descrever ações e estados contínuos
Phrasal verbs como give in, put out of mind, e make the team
Como expressar sentimentos e intenções, como wish, want, e feel
Como descrever processos de autoaperfeiçoamento e crescimento pessoal, como get good at something, raise confidence, e become more confident
Verbos em destaque:
“to want” (querer)
“Nicole didn’t want to get rejected.”
“to give in” (ceder)
“Nicole finally gave in to her mother’s request.”
“to make” (entrar)
“Nicole made the team and felt more confident about herself.”
Estruturas do inglês:
Past simple e Present simple: O uso do passado simples para descrever ações passadas (admirava, ganhou, colocou, etc.) e o presente simples para expressar fatos regulares e contínuos (é, sabia, gostaria).
Phrasal verbs: A importância de look up to (admirar), call (chamar) e check (verificar) para descrever interações e comportamentos diários.
Vocabulário de relações e decisões de vida: Como descrever relações de admiração, escolha de vida e influências em decisões futuras, com termos como cousin, application, school, e admission.
Uma pequena correção ou sugestão de reescrita:
–
Dicionários
Como fazer o Homework
Escute o áudio e acompanhe no texto
Leia o texto em voz alta, sem ouvir o áudio
Reescreva o texto para aprender a grafia
Escute o áudio mais uma vez antes de gravar sua leitura
Grave sua leitura no WhatsApp e envie para correção
Faça flashcards para fixar palavras novas e/ou difíceis.
Texto e áudio de Eslfast, com ilustração, estrutura, tradução e explicações da Destravei.
Viu algum erro por aqui? Me avise!